O Núcleo de Pós‐Graduação (NPG) da Faculdade de Administração e Finanças (FAF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foi criado para suprir várias demandas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão da comunidade carioca.

Inicialmente, ainda na década de 1970, o NPG incorporou o Mestrado em Ciências Contábeis da Fundação Getúlio Vargas (FGV), focando-se na formação de professores e pesquisadores nas áreas de Contabilidade e Controle Gerencial.

Nos últimos 5 anos, o NPG sentiu a necessidade de criar um sistema de educação continuada agregando ao programa Stricto Sensu cursos Lato Sensu e de extensão. Assim, surgiram o MBA em Planejamento & Finanças e o MBA em Gestão Empresarial, que logo ganharam força devido ao forte corpo docente e às modernas técnicas de ensino e aprendizagem utilizadas.

Dessa forma houve a expansão da carteira de cursos e o NPG conta hoje, além dos MBAs já citados, com o MBA em Logística, MBA em Controladoria Societária e Pública e, o MBA em Inovação na Gestão Pública.

O NPG tem como objetivo principal fornecer aos alunos e participantes a vivência, técnicas e práticas gerenciais e estratégicas, que possam subsidiá-los no seu desenvolvimento profissional. Localizado no Campus Universitário Francisco Negrão de Lima, no Pavilhão Reitor João Lyra Filho, no Bairro Maracanã, conta com instalações modernas, incluindo laboratórios de informática, além de uma equipe de suporte dedicada e atenciosa.